Estrutura semanticamente organizada de arquitetura da informação para criação de fatos e dimensões no universo da Rede Federal de educação Profissional e Tecnológica.
Léxico Ampliado de Linguagem (LAL)
Identificação de Símbolos é o processo de encontrar e registrar palavras ou frases importantes em um contexto específico. Esses símbolos podem ser elementos-chave em um instituto de ensino, como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Por exemplo, se estamos falando de um sistema de gestão acadêmica do IFRJ, os símbolos podem incluir termos como “matrícula”, “grade curricular” ou “histórico escolar”. Essa lista organizada de símbolos ajuda no entendimento e comunicação das informações.
A Identificação Semântica envolve entender o significado dos símbolos identificados. O responsável realiza entrevistas ou utiliza outras técnicas para contextualizar cada símbolo. Aqui estão os postos-chave:
Classificação: Os termos devem ser classificados como “Sujeito”, “Verbo”, “Objeto” ou “Estado”. Cada entrada no léxico pertence a um único tipo dentre os seguintes e essa classificação permite aplicar regras práticas específicas para cada tipo.
Noção: Refere-se ao significado do símbolo. Por exemplo, se o símbolo é “matrícula”, a noção é o processo de inscrição em um curso.
Impacto: Descreve os efeitos do uso do símbolo na aplicação. Por exemplo, como a matrícula afeta o sistema acadêmico.
Fonte: Identifica de forma clara a fonte da origem do símbolo, ou seja, de onde o indicador foi coletado. A fonte deve ser documental de base legal.
Sinônimos: Cada termo do vocabulário pode ter um ou mais sinônimos que devem ser incluídos na coluna específica. Mesmo que os símbolos tenham nomenclaturas diferentes, seus significados e impactos são os mesmos.
Classificação x Noção x Impacto
Classificação | Noção | Impacto |
Sujeito | Quem é o sujeito | Quais ações executa. |
Verbo | Quem realiza, quando acontece e quais os procedimentos envolvidos. | Quais os reflexos da ação no ambiente (outras ações que devem ocorrer) e quais os novos estados decorrentes. |
Objeto | Definir o objeto e identificar outros objetos com os quais se relaciona. | Ações que podem ser aplicadas ao objeto. |
Estado | O que significa e quais ações levaram a esse estado. | Identificar outros estados e ações que podem ocorrer a partir do estado que se descreve. |